IMPERATIVOS NO CONVITE DE JESUS
MT 11.28-30
Pr. José Antônio Corrêa
Texto: "28 Vinde a mim,
todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre
vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e
achareis descanso para as vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu
fardo e leve".
INTRODUÇÃO:
1. Este trecho da Palavra de Deus relata um dos mais importantes
convites de Jesus ao pecador necessitado. Devemos notar dois pontos
importantes:
a) Jesus aqui não está chamando o pecador para segui-lo,
embora Ele fizesse isto
muitas vezes e embora também, esta ideia possa estar implícita.
b) Jesus também não está chamando o pecador para entrar no Reino
de Deus, mas aceitando este convite, o pecador adentra as portas do Reino.
2. Jesus está convidando você, para vir a Ele. Vejamos os três
imperativos do convite de Jesus:
I. PRIMEIRO IMPERATIVO: "VINDE A MIM TODOS"
1. "Todos" implica em
universalidade. Isto equivale a
dizer que todas as criaturas humanas independentemente de raça, cor, sexo,
etc., estão sendo convidadas.
2. O plano de salvação de Deus foi elaborado
para todo ser humano. Em Jo 3.16, temos: "Porque Deus amou
o mundo de tal maneira, que deu seu Filho único, para que todo aquele que nele
crê, não pereça, mas tenha a vida eterna". Devemos notar no texto a
expressão
"...
para que todo aquele...", que envolve qualquer ser humano.
3. As palavras de Jesus em relação à salvação eram palavras que
tinham alcance mundial. Olhando em Jo 6.35-37, vemos: "35
Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum
terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. 36 Mas como já vos disse, vós me
tendes visto, e, contudo não
credes. 37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira
nenhuma o lançarei fora". Vejam algumas declarações no trecho:
a)
"Aquele que vem a mim, não terá fome", v.35. Qualquer um pode ter a
sua fome espiritual saciada. É por esta razão que Jesus se coloca no texto como
"Pão da Vida". Devemos lembrar que o pão em toda a Palavra de Deus é
símbolo da subsistência necessária, Is 36.17, "até que
eu venha e vos leve para uma terra como a vossa; terra de cereal e de vinho,
terra de pão e
de vinhas".
b)
"Quem crê em mim, nunca terá sede", v.35. Qualquer um pode crer e
matar sua sede espiritual. Jesus não somente é "Pão da Vida", mas é
também "Água Viva", Jo 4.14, "aquele,
porém, que beber da água que
eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será
nele uma fonte a jorrar para a vida eterna".
c)
"Todo o que o Pai me dá, virá a mim", v.37. Esta expressão só pode
ser entendida dentro do princípio da presciência de Deus. O Pai dá a Jesus
aquele que Ele vê de antemão. Ver 1Pe
2.2, “eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do
Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz
vos sejam multiplicadas”.
d) "O
que vem a mim, de maneira nenhuma o lançarei fora", v.37. Qualquer um pode vir a
Jesus.
4. Os próprios discípulos pregavam uma salvação universal:
a) João,
o evangelista, Jo 1.12, "Todos quantos o receberem, deu-lhes o poder de serem
feitos filhos de Deus". A filiação junto à família de Deus é universal
no sentido de que é extensiva a "todos os homens", mas só a conseguem
aqueles que estão dispostos a receber o Filho de Deus, como Salvador e Senhor.
b) Pedro
e os demais Apóstolos, At 2.6-11, "6 Ouvindo-se,
pois, aquele ruído, ajuntou-se a multidão; e estava confusa, porque cada um os
ouvia falar na sua própria língua. 7 E todos pasmavam e se admiravam, dizendo
uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos
esses que estão falando? 8 Como é, pois, que os ouvimos falar cada um na
própria língua em que nascemos? 9 Nós, partos, medos, e elamitas;
e os que habitamos a Mesopotâmia, a Judéia e a Capadócia,
o Ponto e a Ásia, 10 a Frígia e
a Panfília,
o Egito e as partes da Líbia próximas a Cirene,
e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, 11 cretenses e árabes - ouvimo-los
em nossas línguas, falar das grandezas de Deus". Nesse dia, o dia de
Pentecostes havia uma miscelânea de povos de diversas raças em Jerusalém e
todos puderam ouvir as "grandezas de Deus", cada um em sua própria
língua, na verdade um sinal de que a salvação de Deus atinge todas as raças e
não somente o povo judeu.
c) Pedro, At 2.37-38, "37 E, ouvindo eles isto, compungiram-se em
seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, irmãos?
38 Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado
em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do
Espírito Santo". Embora não haja
relato de que pessoas gentias tenham aceitado a salvação de Deus, é possível
que muitas delas estavam entre
a multidão compungida com a pregação do apóstolo, e receberam o batismo,
conforme o v.41, "Então, os que lhe aceitaram
a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil
pessoas".
d) Lucas,
fazendo menção ao ministério de Paulo, diz em At 9.15, "Disse-lhe, porém,
o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome
perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel". Paulo, aqui, foi
escolhido pelo próprio Senhor para ser missionário aos gentios, e cumpriu
dignamente sua missão conforme vemos no Livro de Atos dos Apóstolos e em suas
cartas escritas às igrejas.
5. Esse "todos", inclui você. Jesus te
convida nesta noite.
II. SEGUNDO IMPERATIVO: "TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO"
1. A palavra "jugo", ("zugov"
– zugos) no
grego se refere a um tipo de canga, um instrumento usado para animais (bois,
cavalos), como uma "trela", onde dois animais eram ligados um ao
outro, para puxarem carroças, arados, etc. Temos aqui a ideia de unidade e
submissão, já que o boi ou cavalo atrelado tinham que
ficar juntos de seu companheiro de trela e se submeter ao cocheiro, aquele que
conduzia a carroça.
2. A figura
do "jugo"
é contrastada
aqui com o "jugo da lei", imposto pelas tradições da religião judaica.
Em outra ocasião, Jesus faz referência ao pesado jugo que os fariseus e
escribas impunham sobre seus seguidores.
Jesus, porém, oferece um "jugo" que se deriva de seu
perfeito conhecimento do Pai, conforme vemos no v.27: "Todas as coisas me foram
entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e
ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o
quiser revelar". Ele sabia o que o Pai realmente desejava dos homens, bem
como o verdadeiro caminho para que os homens pudessem voltar para Deus.
3. Há muitos jugos que estão sobre as pessoas:
a) Jugo
do pecado, Jo 8.34, "Replicou-lhes
Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é
escravo do pecado”.
- O jugo do pecado leva o homem à morte, Tg 1.14-15, “14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria
cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15 Então, a cobiça, depois de haver
concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.
- Todos sabemos pela Palavra de Deus que todo pecador é escravo do
pecado, Jo 8.34-36, “34 Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o
que comete pecado é escravo do pecado. 35 O escravo não fica sempre na casa; o
filho, sim, para sempre. 36 Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente
sereis livres”.
- Somente a verdade de Deus pode nos trazer libertação plena do
jugo do pecado, Jo 8.34, “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”.
- É fato que todos nós, antes de conhecer a Cristo, vivíamos
debaixo do jugo do pecado, porém agora somos servos da justiça, Rm 6.16-18, “16 Não sabeis que
daquele a quem vos ofereceis como servos para obediência, desse mesmo a quem
obedeceis sois servos, seja do pecado para a morte ou da obediência para a
justiça? 17 Mas graças a Deus porque, outrora, escravos do pecado, contudo,
viestes a obedecer de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; 18 e,
uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça”.
b) Jugo
do trabalho, Gn
3.19,
"Do suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra,
porque dela foste tomado; porquanto és pó, e ao pó tornarás". O jugo do
trabalho leva o homem à canseira física e mental.
- Embora o
trabalho possa trazer até mesmo acumulo de riquezas ao fim de nossas vidas
teremos uma sensação de que corremos atrás do vento, Ec 2.11, “Considerei todas as
obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas,
havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum
proveito havia debaixo do sol”.
- É
importante dizer que, muito embora o trabalho de nossas mãos possa produzir
riquezas, no lugar para onde iremos não as poderemos levar, Ec 5.15, “Como saiu do ventre de
sua mãe, assim nu voltará, indo-se como veio; e do seu trabalho nada poderá
levar consigo”.
- Não há
como escapar do jugo do trabalho, 2Ts 3.10, “Porque, quando ainda convosco, vos
ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma”.
- É por esta
razão que a morte do justo o leva ao descanso de suas fadigas provocadas por
aquilo que trabalhamos, Ap 14.13, “Então, ouvi uma voz do céu, dizendo: Escreve: Bem-aventurados
os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que
descansem das suas fadigas, pois as suas obras os acompanham”.
c) Jugo
político. Este jugo existe
em todos os países, tanto nos países capitalistas, bem como nos países
socialistas, comunistas e totalitários, onde, muitas vezes o homem é submetido
pelos governantes a trabalhos em regime de semiescravidão, pressões sociais,
carga tributária insuportável, leis injustas, etc.
- Quando Roboão assumiu o reino de Salomão seu pai, impôs sobre o
povo um jugo muito mais pesado, 1Rs 12.8-14, “8 Porém ele desprezou o conselho que os
anciãos lhe tinham dado e tomou conselho com os jovens que haviam crescido com
ele e o serviam. 9 E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este
povo que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teu pai nos impôs? 10 E os jovens
que haviam crescido com ele lhe disseram: Assim falarás a este povo que disse:
Teu pai fez pesado o nosso jugo, mas tu alivia-o de sobre nós; assim lhe
falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai. 11 Assim
que, se meu pai vos impôs jugo pesado, eu ainda vo-lo aumentarei; meu pai vos castigou
com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões. 12 Veio, pois, Jeroboão e
todo o povo, ao terceiro dia, a Roboão, como o rei lhes ordenara, dizendo:
Voltai a mim ao terceiro dia. 13 Dura resposta deu o rei ao povo, porque
desprezara o conselho que os anciãos lhe haviam dado; 14 e lhe falou segundo o
conselho dos jovens, dizendo: Meu pai fez pesado o vosso jugo, porém eu ainda o
agravarei; meu pai vos castigou com açoites; eu, porém, vos castigarei com
escorpiões”.
- Veja a situação em que estava Israel quando cativos na Babilônia
e debaixo de um terrível jugo político, Sl 137.1-6, “1 Às margens dos rios da
Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. 2 Nos
salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, 3 pois aqueles que nos
levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores, que fôssemos
alegres, dizendo: Entoai-nos algum dos cânticos de Sião. 4 Como, porém,
haveríamos de entoar o canto do SENHOR em terra estranha? 5 Se eu de ti me
esquecer, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita. 6 Apegue-se-me a
língua ao paladar, se me não lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à
minha maior alegria”.
d) Jugo
religioso.
Tem a ver com a alma do indivíduo. Jesus censurou seriamente os fariseus em
razão do jugo que impunham sobre seus seguidores, Mt 23.2-4, "2 Na cadeira de Moisés
se assentam os escribas e fariseus. 3 Portanto, tudo o que vos disserem,
isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e
não praticam. 4 Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos
ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los".
- Nos dias de Paulo, ele nos alerta sobre certos líderes, que
impunham certo jugo religioso sobre seus liderados, Cl 2.18-23, “18 Ninguém se faça
árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se
em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, 19 e não retendo a
cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos,
cresce o crescimento que procede de Deus. 20 Se morrestes com Cristo para os
rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a
ordenanças: 21 não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, 22
segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o
uso, se destroem. 23 Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como
culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm
valor algum contra a sensualidade”.
- O escritor da Carta aos Hebreus fala dos antigos rituais de
sacrifícios como não sendo eficazes para purificar o pecador, Hb 9.9-10, “9 É isto uma parábola
para a época presente; e, segundo esta, se oferecem tanto dons como
sacrifícios, embora estes, no tocante à consciência, sejam ineficazes para
aperfeiçoar aquele que presta culto, 10 os quais não passam de ordenanças da
carne, baseadas somente em comidas, e bebidas, e diversas abluções, impostas
até ao tempo oportuno de reforma”.
4. Somente a ação de Deus em nossa vida pode quebrar qualquer
julgo que o inimigo possa impor sobre nós:
- Is 10.27, “Acontecerá, naquele
dia, que o peso será tirado do teu ombro, e o seu jugo, do teu pescoço, jugo
que será despedaçado por causa da gordura”.
- Neste particular,
o jugo de Jesus:
a) é suave,
b) seu fardo é leve.
5. Jesus deseja libertá-lo de todos estes jugos que o mundo tem
colocado sobre os teus ombros:
a) v.28, "Vinde a mim, todos vós que
estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" - alívio.
b) v.29, "Encontrareis descanso para
as vossas almas" - salvação eterna.
5. Aceite o jugo de Jesus sobre você!
III. TERCEIRO IMPERATIVO: "APRENDEI DE MIM"
1. Jesus tem muito a ensinar a você. Ele é o supremo e divino mestre.
Três coisas o versículo nos sugere, para que aprendamos de Jesus:
a) Aprender
sua mansidão, "sou manso..." . Um texto que nos deixa claro o
espírito de mansidão característico de Jesus é 1Pe 2.23: “pois ele, quando ultrajado, não revidava com
ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que
julga retamente”.
- Pedro aconselha as mulheres e consequentemente também os homens
que sejam revestidos de um “espírito manso e tranquilo”, 1Pe 3.4, “seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível
trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus”.
- A mansidão
é um
princípio inerente do verdadeiro cristão, Ef 4.1-2, "1 Rogo-vos, pois, eu, o
prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes
chamados, 2 com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos
uns aos outros em amor".
- Devemos lembrar-nos, de que só os mansos herdarão a terra, Mt 5.5, "Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra".
b) Aprender
sua humildade, "sou... humilde de coração". Cristo exercitou sua
humildade na prática, Fp 2.5-8, “5
Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele,
subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7
antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em
semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se
humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz”.
- É na humildade que vamos penetrar nas profundezas de Deus, Lc 10.21, "Naquela mesma hora
exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e
da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste
aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado". A palavra
"pequeninos",
nos fala de pessoas humildes, não de
orgulhosos ensimesmados em sua sabedoria carnal.
- Assim como Jesus falou que só os mansos herdarão a terra, assim
também ensinou que só os humildes em seu espírito, entrarão no Reino de Deus, Mt 5.3, "Bem-aventurados os
humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus".
- Precisamos saber que Deus embora resista aos soberbos, concede
graça aos humildes, 1Pe 5.5, “Rogo
igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no
trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste
aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça”.
c) Aprender
a descansar no Senhor, "encontrareis descanso para as vossas almas".
Jesus também, nos deu o exemplo de como podemos descansar no Pai – Lc 22.42, “dizendo: Pai, se queres,
passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua”.
- Descansar no Senhor é entregar todos nossos cuidados para Ele,
sem quaisquer reservas e confiar que Ele cuidará de cada coisa por nós, Mt 6.31-33, "31 Portanto, não vos
inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de
beber? ou: Com que nos havemos de vestir? 32 (Pois a todas estas coisas os
gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso.
33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos
serão acrescentadas".
- Descansar no Senhor é
estar preparado para enfrentar o “dia mau”, Sl 94.12-13, “12 Bem-aventurado o homem, SENHOR, a quem tu
repreendes, a quem ensinas a tua lei, 13 para lhe dares descanso dos dias maus,
até que se abra a cova para o ímpio”.
- Descansar no Senhor é estar seguro nos embates da vida, Is 63.13, “Como o animal que desce aos
vales, o Espírito do SENHOR lhes deu descanso. Assim, guiaste o teu povo, para
te criares um nome glorioso”.
- Descansar no Senhor é permitir que ele nos conduza a “pastos
verdejantes” e a “águas de descanso”, Sl
23.2, “Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das
águas de descanso”.
3. Só há verdadeira felicidade, quando você descansa no Senhor,
pois este descanso começa aqui e continua na eternidade, Ap 14.13, "Então ouvi uma voz do céu,
que dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor.
Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras
os acompanham".
CONCLUSÃO
1. Jesus está te convidando nesta noite e o convite dele abrange
dois pontos:
a) Ele te convida para você tomar o jugo que Ele te oferece. Este
jugo é leve e suave.
b) Ele te convida para você aprender com Ele. É um aprendizado que
começa neste mundo e continua na eternidade.
2. Descanse sua alma nos braços de Jesus, o Deus Eterno. Busque o
"Reino de Deus e sua justiça, que as outras coisas te serão
acrescentadas", Mt
6.33.