DOUTRINA
DO ESPÍRITO SANTO
Pr.
Airton Evangelista da Costa
Pr.
José Antônio Corrêa
• Quem é
o Espírito Santo • Batismo
no Espírito Santo • Dons
Espirituais • Dons
Ministeriais
Pneuma,
do grego "pneuma": sopro, gás, espírito. I. QUEM É O ESPÍRITO SANTO Uma
pessoa da TRINDADE, do DEUS TRINO, ETERNO E UNO. A terceira pessoa da Deidade
(Mc 1.10-11; Jo 14.16; Gn 1.2). II. A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO
SANTO/SUAS ATIVIDADES Consola (At 9.31; Jo 14.16; 15.26; 16.7), Ensina (Jo 14.26; 1Co 12.3), Guia (Jo 16.13), Reprova (Jo 16.8), Pensa (Rm 8.27), Fala (At 13.2; Ap 2.7), Intercede
(Rm 8.26), Determina
(1Co 12.11), Capacita
(Ef 6.17), Vivifica
(1Pe 3.18), Pode ser
ENTRISTECIDO (Ef 4.30), Pode ser
envergonhado (Is 63.10), Pode ser
tentado (At 5.9), Convence
do pecado (Jo 16.8), Nomeia e
comissiona ministros (Rm 13.2; 20.8), Habita
com os santos (Jo 14.17), III. NOMES ATRIBUÍDOS AO ESPÍRITO SANTO Espírito
de Deus (Mt 3.16), Espírito
(Mc 1.10), Espírito
da Verdade (Jo 14.17), Consolador
(Jo 15.26), Espírito
da Profecia (Ap 19.10), Espírito
de Adoção (Rm 8.15), Glorioso
Espírito de Deus (1Pe 4.14), Espírito
de Vida (Rm 8.32), Espírito
de Santidade (Rm 1.4), Espírito
de Sabedoria, Espírito
de Conselho, Espírito
de Inteligência, Espírito
de Poder (Is 11.2), Espírito
do Senhor (Is 61.1), Espírito
do Filho (Gl 4.6), Espírito
Eterno (Hb 9.14), Espírito
de Juízo (Is 4.4), Espírito
de Graça (Zc 12.10). IV. ATRIBUTOS DIVINOS ETERNIDADE
(Hb 9.14) ONIPRESENÇA
(Sl 139.7-10) ONIPOTÊNCIA
(Lc 1.35) ONISCIÊNCIA
(1Co 2.10) V. O ESPÍRITO SANTO PODE SER RETIRADO
DO CRENTE Na MORTE
(Gn 6.3) Na
DESOBEDIÊNCIA (1Sm 16.14; S1 51.11) VI. OUTRAS ATIVIDADES DO ESPÍRITO SANTO Realiza O
NOVO NASCIMENTO (Jo 3.3-6; Rm 8.9) Lembra as
palavras de Cristo (Jo 14.26) Distribui
DONS ESPIRITUAIS (1Co 12.4-11) VII. ATIVIDADES DO ESPÍRITO SANTO NO
ANTIGO TESTAMENTO a) Qualificando homens para liderança e para
servirem a Deus: MOISÉS/70
ANCIÃOS (Nm 11.16-17) JOSUÉ (Nm 27.18) GIDEÃO (Jz 6.34) DAVI (1Sm 16.13) ZOROBABEL
(Zc 4.6) b) Capacitando para trabalhos especiais: JOSÉ (Gn 41.38-40) - êxito na casa de Faraó BEZALIEL
e AOLIABE (Êx 31.1-11; 35.30-35) -
trabalhos Artísticos OTONIEL (Jz 3.9-10) - vencer os inimigos JEFTÉ (Jz 11.29) - vencer os inimigos SANSÃO (Jz 14.5-6; 15.14-16) - força física SAUL (1Sm 10.10; 10.6; 11.6) -
profetizar/vencer inimigos JOÃO
BATISTA (Lc 1.15) VIII. PROFECIAS NO ANTIGO TESTAMENTO
SOBRE O DERRAMAR DO ESPÍRITO De modo
especial sobre o MESSIAS: Is 11.1-4; 42.1; 61.1-3 (Lc 4.18-21) Derramamento
geral sobre o povo de Deus: J1. 2.28-29; At 2.17-18;
Is 32.15 17; Is 44.3-5; Is 59.20-21; Ez 11.19 20; 36.26.27; 37.14; 39.29 CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS At 2.4; 2.41; 4.4; 13.44, (ver Lc 24.49) IX. SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO FOGO (Lc 3.16) VENTO (At 2.2) ÁGUA,
RIO, CHUVA (Jo 7.37-39) ÓLEO /
AZEITE (Zc 4.2-6) SELO (Ef 1.13) POMBA (Mt 3.16-17) X. O ESPÍRITO SANTO EM JESUS CRISTO Concebido
pelo Espírito Santo (Lc 1.35) Ungido
com o Espírito Santo (At 10.38) Guiado
pelo Espírito Santo (Mt 4.1) Cheio do
Espírito Santo (Lc 4.1) Ressuscitou
pelo poder do Espírito Santo (Rm 8.11) O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO 01.
BÊNÇÃO PROMETIDA (Jl 2.28 29; At 2.16-18; Is 44.3; Mt 3.11; Jo 14. 16-17) 02.
CUMPRIMENTO (At 2.1-4) 03.
DOADOR DO ESPÍRITO SANTO: JESUS (At 2.32 33) (Mt 3.11) 04.
DISTINÇÃO ENTRE NOVO NASCIMENTO OU REGENERAÇÃO E BATISMO NO ESPIRITO SANTO Samaritanos:
Ouviram a PALAVRA e foram salvos (Mc
16.16; At 8.5-6) receberam o Espírito (At 8.14 17). Na casa
de Cornélio: Salvação e batismo simultâneos (At 11.13-15) Doze
discípulos em Éfeso: Batismo em nome do Senhor Jesus (At 19.5) e, em seguida, batismo no Espírito (At 19.6). Fato ocorrido após 25 anos do Pentecoste (At 2.4). Discípulos
de Jesus: Antes de Sua paixão/crucificação. Jesus promete: a) O
Espírito Santo para "regeneração" (Jo 14.17) Cumprimento
(Jo 20.22) b)
Batismo no Espírito (At 1.4 5; 2.4) 05. PARA
MELHOR COMPREENSÃO - No NOVO
NASCIMENTO temos um poço - No
BATISMO temos um rio - Na
REGENERAÇÃO somos servos - No
BATISMO somos soldados 06.
SIGNIFICADO Mergulhar,
ser envolvido, "cheio" do Espírito. A expressão "batismo"
significa mergulhar. -
Experimentar a "plenitude do Espírito”. 07.
BENEFÍCIOS Aumento
da FÉ. Mais OUSADIA, CORAGEM, INTREPIDEZ na pregação da Palavra. Maior
disposição para AMAR, EXALTAR e GLORIFICAR a Deus (Jo 16.13-14; At 2.11 36; 10.44 46). Maior
convicção da presença do Espírito Santo em nossa vida. Maior convicção do
pecado. Mais amor fraternal (At
2.43-44). O Batismo
é o primeiro passo para manifestação de outros DONS (1Co 12.4 10). Os ministérios de Jesus e de seus discípulos só
tiveram início após receberem a plenitude do Espírito Santo (Mt 3.16; 4.17; Lc 3.21-22; 4.14-19; Atos
2.14-47). Ajuda o
crente a perseverar na fé (1Pe 1.5)
- O
Espírito Santo unge o crente revestindo-o de poder para testemunhar, para
realizar as obras do Senhor e conhecer a verdade (At 1.8; Is 61.1; Mt 10.19-20; At 10.38; 1Jo 2.20, 27; Lc 24.49). Nota: "Todo filho de Deus recebe a
"unção" (isto é, o Espírito Santo) para guiá-lo na verdade. À
medida que os crentes permanecem em Cristo e leem a Palavra de Deus, o
Espírito Santo os ajuda a compreender suas verdades redentoras”. Esses
benefícios são potencializados com o batismo no Espírito Santo. 08
CONDIÇÕES PARA RECEBER O BATISMO - Ser
crente (regenerado/nascido de novo) At
2.38 - Desejar
o batismo, crer, pedir, orar (At 1.8;
1.14; Jo 7.37-39). 09. RENOVAÇÕES Devemos
preservar o batismo, buscando novas provisões (At 4.8; 4.29 31; 7.55; Lc 12.11-12). 10.
EVIDÊNCIAS DO BATISMO O falar
noutras línguas é a evidência exterior de uma experiência sobrenatural. O
batismo no Espírito Santo é uma experiência sobrenatural (At 2.4; 10-45-46; 8.15-18; 19.6; 9.17;
1Co 14.18) 11.
REAÇÕES EMOTIVAS POR OCASIÃO DO BATISMO Não há
relato na Bíblia: choro, queda, desmaio. Podem ocorrer. 12.
EXPRESSÕES EQUIVALENTES - Receber
a PLENITUDE do Espírito - Ser
CHEIO do Espírito - Receber
o Espírito -
Derramar o Espírito sobre - Cair o
Espírito sobre - Descer
o Espírito sobre 13.
ATITUDES PARA MANTER A ESPECIAL COMUNHÃO Oração (At 4.31) Testemunho
(At 4.31,33) Adoração
(Ef 5.18-19) Santificação
(Ef. 5.18) DONS ESPIRITUAIS 1 Coríntios 12.1-14, “Acerca
dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Vós sabeis
que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de
Deus diz: Jesus é anátema: E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão
pelo Espírito Santo. Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. E
há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade de
operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Mas a manifestação do
Espírito é dada a cada um para o que for útil. Porque a um, pelo Espírito, é
dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da
ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo
Espírito, os dons de curar. E a outro, a operação de maravilhas, e a outro, a
profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade
de línguas; e a outro, a interpretação de línguas. Mas um só e o mesmo
Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como
quer. Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os
membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós
fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos,
quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito. Porque também
o corpo não é um só membro, mas muitos." DONS MINISTERIAIS PARA A IGREJA Dom
Definição Ref. Gerais Exemplos: APÓSTOLO (Específico)
Os diretamente comissionados pelo Senhor ressurreto p/ estabelecer a igreja e
a mensagem do evangelho. At 4.33-37;
5.12,18-42; 6.6; 8.14,18; 9.27; 11.1; Gl 1.17. Os Doze
apóstolos (Mt 10.2) Paulo (Rm 1.1; 11.13) Pedro (1Pe 1.1) APÓSTOLO (Geral)
Qualquer mensageiro biblicamente comissionado como missionário ou p/ outras
responsabilidades Especiais. At
13.1-3; 1Co 12.28-29; Ef. 4.11. Barnabé (At 14.4,14). Tiago, irmão de Jesus (Gl 1.19) Epafrodito (Fp
2.25). PROFETA Os que
falavam sob a inspiração do Espírito Santo, trazendo uma mensagem para a
igreja. Rm 12.6; 1Co 12.10; Ef 4.11; 1Tm 1.18. Pedro (At 2.14-40). Paulo
(At 13.1,16-41). Barnabé (At 13.1). João (Ap
1.1,3) Ap 10.8-11. EVANGELISTA Os que
recebem dons de Deus pata proclamar o evangelho aos não salvos (Ef 4.11).
Filipe (At 8.5-8,26-40). Paulo (At 26.16-18). PASTOR Os
escolhidos e dotados por Deus para dirigir a igreja e cuidar das suas
necessidades espirituais. At 14.23; 15.1-16, 22,23; 16.4; Rm 12.8; Ef 4.11;
1Pe 5.1-5: Timóteo (1Tm
1.1-4) Tito (Tt
1.4-5) Pedro (1Per
5.1) João (1Jo 2.1,12-14) Gaio (3Jo 1-7). MESTRE Os
dotados p/ esclarecer/explicar a palavra de Deus. Rm 12.7; Ef 4.11-12; Fp 1.1 Timóteo (1Tm 1.1-4) Pedro (1Pe 5.1) João (1Jo 2.1). DIÁCONO Escolhidos
e dotados p/ prestar assistência aos membros da igreja. (At 6.1-6; 1Pe 4.10). Sete
diáconos (At 6.5) Febe (Rm 16.1-2) SOCORRO Dotados
por Deus para várias modalidades específicas/auxílio. (1Co 12.28) Paulo (At
20.35) Lídia (At
16.14-15). ADMINISTRADOR Escolhidos
e dotados por Deus para orientar e supervisionar as atividades da igreja. (1Co 12.7; Ef 4.11-12) Pedro (At 6.3-4) Paulo (At 20.11-35) EXORTADOR Motivar
outros cristãos a uma comunhão maior em Cristo (Rm 12.8; Hb 10.24-25) Barnabé (At 11.23-24) Paulo (At 14.22) DOADOR Dar dos
seus recursos à igreja (At 2.44-45;
Ef. 4.28) Barnabé (At 4.36-37) Cristãos
da Macedônia/Acaia (Rm 15.26-27) CONSOLADOR Consolar
os aflitos com atos de misericórdia (Rm
12.8; 2Co 1.3-7) Paulo (2Co 1.4) Dorcas (At 9.36-39) Cristãos
hebreus (Hb 10.34) DONS ESPIRITUAIS 01.
REFERÊNCIA BÁSICA - 1Co 12.1 14 02.
CLASSIFICAÇÃO DOS DONS - NOVE DONS Dons de
REVELAÇÃO (que revelam algo) A palavra
da sabedoria A palavra
do conhecimento O
discernimento dos espíritos Dons de
PODER (que fazem alguma coisa) O dom da
fé Operações
de milagres Dons de
curar Dons
vocais ou inspiracionais (dizem algo) Profecia Variedade
de línguas Interpretação
de línguas O DOM DA PALAVRA DA SABEDORIA 03.
SIGNIFICADO Revelação de um fragmento do plano de Deus, num tempo futuro. 05.
EXEMPLOS ANANIAS (At 9.10 16) (Inclusive palavra de
conhecimento) FILIPE (At 8.26 29) (idem) NOÉ (Gn 6.13 18) (Advertir e salvar) LÓ (Gn 19.29) (Advertir e salvar) JOSÉ (Gn 37.5 7; 45.5 8) (Plano revelado em
sonhos) JOÃO
(Apocalipse) Palavra de conhecimento: o que estava acontecendo nas igrejas. Palavra
de sabedoria: o que deviam fazer. ÁGABO (At 21.10 11) PAULO (At 27.10; 27.23-24) JONAS (Jn 3.4-5) condicional O DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO 06.
SIGNIFICADO - Manifestação sobrenatural que revela parte do conhecimento de
Deus num tempo passado ou presente. Revela certos fatos na mente de Deus. 07. EXEMPLOS
SAMUEL
(jumentas de Saul) 1Sm 9.20 SAMUEL
(sobre Saul) 1Sm 10.22 ELISEU
(Geazi) 2Rs 5.26 ELISEU
(Síria) 2Rs 6.8-12 JESUS
(samaritana) Jo 4.18 Pedro
(Ananias/Safira) At 5.3 08. FORMA
- Poderá manifestar se através de uma VISÃO, SONHO, MENSAGEM DE UM ANJO, DO
DOM DA PROFECIA O DOM DO DISCERNIMENTO DE ESPÍRITOS 09.
SIGNIFICADO - Perceber, vendo ou ouvindo, espíritos divinos, satânicos ou
humanos, numa dimensão espiritual. 10.
EXEMPLOS MOISÉS
(Deus) Êx 33.20-23 ISAIAS
(Deus) Is 6.1 JOÃO (Espírito
Santo) Ap 4.5 PAULO (At 16.16-19) JESUS (Mt 16.22-23) 11.
0bservação: Através deste dom, Deus revela ao crente a fonte e o propósito de
toda e qualquer forma de poder espiritual. O DOM DA FÉ "ESPECIAL" 12.
SIGNIFICADO - Manifestação sobrenatural do Espírito Santo pela qual o crente
é revestido do poder da fé especial, a fé operadora de maravilhas. 13.
DISTINÇÃO Fé comum,
geral ou salvífica - pelo ouvir a Palavra (Rm 10.17; 12.3; Mc 11.24; Ef 2.8). Fé, como fruto do Espírito
(fidelidade, compromisso/honestidade), para o viver íntegro, submissão da
carne (G1 5.22). Guiados
p/Espírito (Rm 8.14) 14.
EXEMPLOS DO DOM DA FÉ DANIEL (Dn 6.22 23) JESUS (Mc 4.38) SADRAQUE,
MESAQUE, ABEDENEGO (Dn 3.17) JESUS:
Lázaro (Jo 11.39) - Operação
conjunta dos dons de poder. 15.
OBSERVAÇÃO Jesus se despojou voluntariamente de seus poderes como filho de
Deus, quando veio à terra. Ministrava como um homem ungido e revestido de
poder pelo Espírito Santo (Fp 2.6 7). DOM DE OPERAÇAO DE MILAGRES 16.
SIGNIFICADO - Manifestação sobrenatural do Espírito Santo mediante
intervenção no decurso normal da natureza. EXEMPLOS Multiplicação
dos pães (Jo 6.9-14; Lc 9.13-17) Transformação
de água em vinho (Jo 2.7-11) Multiplicação
do azeite da viúva (1Rs 17.8-16) Pragas no
Egito (Êxodo) Separação
das águas/Mar Vermelho (Êx 14.15-31) OS DONS DE CURAR 18.
SIGNIFICADO - Manifestação sobrenatural e especial do Espírito para curar
pessoas enfermas. O DOM DA PROFECIA 19.
SIGNIFICADO - Manifestação do Espírito mediante expressão vocal em línguas
conhecidas para EDIFICAR, EXORTAR e CONSOLAR (1Co 14.3) 20.
EXEMPLO Filhas de
Filipe (At 21.8-9) DOM DAS VARIEDADES DE LÍNGUAS 22.
SIGNIFICADO - Manifestação do Espírito capacitando os crentes a falar em
idiomas desconhecidos. "Milagre vocal do Espírito Santo". 23.
EXEMPLOS Dia de
Pentecostes (At 2.1-4) Samaritanos (At
8.5-17) Saulo (At
9.3-18; 1Co 14.18) Casa de
Cornélio (At 11.14) Discípulos
em Éfeso (At 19.1-7) 24.
OBSERVAÇÃO: Evidência inicial do batismo no Espírito Santo. 25.
BENEFÍCIOS Edificar
a si mesmo (1Co 14.4) Orar no
Espírito (Ef 6.18; 1Co 14.2) Descanso
e refrigério espiritual (Is 28.11-12)
Vocabulário
inesgotável DOM DE INTERPRETAÇÃO DE LÍNGUAS 26.
SIGNIFICADO - Interpretação de línguas desconhecidas, faladas por quem
interpreta ou faladas por outros. 27.
REFERÊNCIAS: 1Co 12.7 11; 14.27 28.
Observação: Não é tradução, palavra por palavra 29.
BENEFÍCIOS - Edificar a Igreja. Exortar, consolar, convencer os incrédulos da
presença de Deus em operação. PERGUNTAS E RESPOSTAS ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS - I Batismo
no Espírito Santo Dom de
Variedade de Línguas Onde
estão na Bíblia as promessas de batismo no Espírito? R – Isaías 44.3; Joel 2.28-29; Mateus 3.11;
Lucas 24.49. Quando se
iniciou o cumprimento dessas promessas? R -
Iniciou-se por ocasião do Pentecostes (Atos
2.1-4), a segunda grande festa sagrada do ano judaico. Cinquenta dias
após a Páscoa iniciava-se a festa de Pentecostes, também chamada Festas das
Colheitas; Pentecostes deriva do grego “penteekostos”, que significa
quinquagésimo. Leiam: “E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a
falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que
falassem” (Atos 2.4). Houve
alguma promessa para que esse batismo ocorresse em gerações futuras? R – Sim. Atos 2.39: “Porque a promessa vos diz
respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos
quantos Deus, nosso Senhor chamar”. Quais os
exemplos de batismos após o Pentecostes? R –
EXEMPLOS BÍBLICOS: (a) EM
SAMARIA - Atos 8.5-17. Aqui temos
o registro detalhado do batismo de irmãos que já eram crentes em Jesus e
haviam sido batizados nas águas (vs.8,12,14).
“Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a
palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João, os quais, tendo descido,
oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum
deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em nome do Senhor
Jesus. Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo” (At 8.14-17). Portanto, foi uma
experiência posterior a Pentecostes e distinta da salvação em Cristo Jesus. (b) NA
CASA DE CORNÉLIO – Atos 11.13-15.
Aqui o relato de salvação e batismo simultâneos: “E, quando comecei a falar,
caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós a princípio. E
lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água,
mas vós sereis batizados com o Espírito Santo” (At 11.15-16). Aqui Pedro declara que o batismo naquela casa tinha
sido igual ao do dia de Pentecostes: “como também sobre nós a princípio”. (c) SAULO
– Atos 9.10-18. Saulo já era
crente (v.6,15), porém: “E Ananias
foi, e entrou na casa, e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo [outra
prova de que Saulo já era irmão em Cristo], o Senhor Jesus, que te apareceu
no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver E SEJAS CHEIO DO
ESPÍRITO SANTO” (At 9.17).
Experiência posterior a Pentecostes. A missão de Ananias não era pregar a
Palavra ou levar Saulo à conversão, mas somente restabelecer a sua visão e
enchê-lo do Espírito. (d) OS
DISCÍPULOS EM ÉFESO – Atos 19.1-7.
O fato ocorreu 25 anos depois do batismo coletivo em Pentecostes (Atos 2.4), já na terceira viagem
missionária de Paulo. Vejamos: “Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo,
tendo passado pela estrada do interior, chegou a Éfeso. Aí achou alguns
discípulos e perguntou-lhes: Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes?
Responderam eles: Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo.
Tornou-lhes eles: Em que fostes batizados, então? Responderam: No batismo de
João. Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento,
dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, Jesus.
Quando ouviram isto, foram batizados em nome do Senhor Jesus”. Antes de
darmos prosseguimento, devemos verificar que as Boas Novas não haviam chegado
àqueles discípulos de João Batista, que eram gentios. Tinham sido batizados
em nome do Pai, de conformidade com o batismo de João. Então Paulo anunciou a
vinda, a morte e ressurreição de Jesus, e eles ouviram, creram e foram
batizados (v.5). Paulo não se
limitou a isso. Desejava que eles recebessem a plenitude do Espírito, tal
como ele próprio recebera: “E, impondo-lhes as mãos, veio sobre eles o
Espírito Santo, e falavam línguas e profetizavam” (v.6). EXEMPLOS
NÃO BÍBLICOS – Milhões de casos. Não há estatísticas sobre o assunto, mas com
certeza há no Brasil milhões de irmãos batizados no Espírito Santo, ou seja,
que passaram pela mesma experiência dos discípulos no dia de Pentecostes e de
outros em anos posteriores, como acima relatado. Quem
batiza no Espírito Santo? R – O
Senhor Jesus: “Ele [Jesus] vos batizará com o Espírito Santo e com fogo” (Lc 3. 16; Mt 3.11; At 2.32-33). Quem pode
ser batizado? R –
Somente os salvos, ou seja, os crentes em Jesus. Todos os casos bíblicos
ocorreram após haverem recebido a Palavra, ou simultaneamente. (At 2.38-39). Quais as condições para
o batismo? Buscar, ter sede: “Se alguém tem sede vem a mim e beba. Quem crê
em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto
Ele dizia do Espírito que haviam de receber os que nele cressem. O Espírito
Santo ainda não fora dado, porque Jesus ainda não havia sido glorificado” (Jo 7.37-39). Mas não existe um método
especial. Deus é soberano na sua vontade. Ele batiza quem quer, como, onde e
quando quer. Irmãos de
Igrejas não pentecostais podem receber o batismo? R –
Podem. Basta ser crente, como já dito. Qual a
evidência desse batismo? R – A
evidência bíblica é o falar em línguas. O falar em línguas é um dom? É e está
em 1 Corintos 12, onde se lê também acerca dos demais dons. Esses dons estão
disponíveis hoje, ou só foram concedidos no tempo de Jesus? Todos os dons ali
relacionados estão em vigor, não caducaram. A Carta aos Corintos foi escrita
em 55/56 anos depois de Cristo, e ali Paulo declara que existe diversidade de
dons e de ministérios (v.4,5).
Ademais, Paulo diz que “gostaria que todos vós falásseis em línguas, mas
muito mais que profetizásseis [outro dom]”. (1Co 14.5). E Paulo manifesta sua alegria em falar em línguas:
“DOU GRAÇAS AO MEU DEUS, PORQUE FALO EM OUTRAS LÍNGUAS MAIS DO QUE TODOS VÓS”
(1Co 14.18). Como se vê, Paulo
falava em línguas por onde andava e incentivava os irmãos a fazerem mesmo.
Jesus declarou que o dom de variedade de línguas estaria disposto a todos os
que cressem (Mc 16.17). Qual a
finalidade desse dom? Paulo responde: “O que fala em língua não fala aos
homens, senão a Deus. Com efeito, ninguém o entende, e em espírito fala
mistério. O que fala em língua edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza
edifica a igreja” (1Co 14.2,4). O batismo
no Espírito Santo é condição para a salvação? R – Não.
Somos salvos pela graça, mediante a fé no Senhor Jesus. Pentecostais e não
pentecostais são salvos em Cristo; são irmãos em Cristo. Então para que serve
o batismo no Espírito? O apóstolo Paulo responde dizendo que toda
manifestação sobrenatural do Espírito é dada a cada um para o que for útil (1Co 12.7). Se não tivessem nenhuma
utilidade, Deus não concederia tais dons. Também não os teria prometido.
Também não teria derramado do seu Espírito sobre os discípulos no
Pentecostes. Uma das finalidades é receber poder. Vejam: “Não vos ausenteis
de Jerusalém, mas esperai a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim
ouvistes. Pois João batizou com água, mas vós sereis batizados com o espírito
Santo, não muito depois destes dias. MAS RECEBEREIS PODER, AO DESCER SOBRE
VÓS O ES-PÍRITO SANTO...” (At 1.4,5,8).
O que
sente o crente na hora do batismo? R – Essa
pergunta eu fiz a uma centena de irmãos, antes de escrever esta apostila
sobre o assunto. Nenhum deles soube descrever com segurança o que se passou
no seu corpo, alma, espírito. A verdade é que receberam uma infusão de
alegria. Algo indescritível e, até certo ponto, incontrolável. Para
expulsar demônios e curar enfermos precisa ser batizado no Espírito? R – Jesus
outorgou tais poderes a todo aquele que crê (Mc 16.17-18). Devemos
buscar os dons espirituais? R – Paulo
responde: “Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas
principalmente o de profetizar... o que profetiza, fala aos homens para
edificação, exortação e consolação” (1Co
14.1,3). Qual a
diferença entre batismo no Espírito Santo e dom de línguas? R –
Expressões equivalentes a batismo no Espírito: “Ser cheio do Espírito” (At 2.4; 9.17) “Receber ou descer o
Espírito” (At 8.15-16; 19.2);
“Cair ou derramar o Espírito Santo” (Joel
2.28-29; At 2.17; 10.44-45; 11.15); “Batizar com o Espírito Santo” (Mt 3.11; Jo 1.33; At 11.16). O
Batismo é uma experiência especial e sobrenatural. O falar em línguas é uma
manifestação do Espírito, um dom (1Co
12.7, 10). Por que
só o dom de variedade de línguas é uma evidência do batismo, se existem
outros dons mais nobres? R – A
vida espiritual do crente deve ser um crescer constante. A Bíblia diz para
crescermos na graça e no conhecimento (2Pe
3.18); “Jesus crescia em sabedoria” (Lc
2.52); devemos crescer em nossa fé (2Co
10.15; Lc 17.5). Deus concede inicialmente ao recém-batizado um ou mais dons,
mas nada impede que o crente continue crescendo, “procurando com zelo os
melhores dons” (2Co 12.31; 14.1).
O apóstolo Paulo diz que “as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas
para os infiéis” (1Co 14.22), que
passam a compreender por que o Reino de Deus é diferente do reino das trevas.
Para os crentes, as línguas significam que o Espírito está sendo derramado (At 10.44-46; 11.15-17). Por que
considerar o batismo no Espírito Santo uma doutrina se essa experiência está
circunscrita ao livro de Atos e aos primeiros passos da Igreja? R – Se o
cânon do Novo Testamento só fosse selado após o último batismo no Espírito
Santo, ainda continuaria aberto, pois a Igreja continua RECEBENDO o Espírito.
Ademais, Paulo não declara que o falar em línguas tenha sido um privilégio da
igreja em Corinto. Se dermos curso ao raciocínio de que a experiência ficou
restrita àqueles irmãos, deveríamos então desconsiderar não só as cartas aos
coríntios, mas a enviada aos romanos, aos filipenses, aos colossenses, e
outras. O registro detalhado da experiência em Atos não significa dizer que
ficou ali circunscrita. Seria desnecessária a continuação dos registros. Mas
o assunto é tratado também em 1 e 2
aos Coríntios; em Joel 2.28,
como promessa; em Marcos 16.17, na
palavra de Jesus; em João 1.33, na
palavra de João Batista; em Romanos
1.11 e 12.6, na palavra de Paulo, desejoso de que houvesse fortalecimento
espiritual, e confirmando a variedade de dons e o de profecia. Jesus
falou em línguas? R – A
Bíblia nada diz a respeito. Cremos que não, porque a promessa era para uma
ocasião futura (Jl 2.28; Mc 16.17; At
2.4,16). Outra razão: o falar em línguas serve à edificação própria, do
próprio crente, porque fala em espírito, em mistérios, com Deus (1Co 14.2,4,14). E também porque o
derramar do Espírito se deu após a Ascenção de Jesus. Há um
local determinado para recebermos o batismo? R – Não.
O crente pode receber o Espírito em qualquer lugar, mas o local mais
apropriado é num ambiente de oração. Pode ser com ou sem imposição das mãos. Quando a
pessoa aceita Jesus como Senhor e Salvador recebe o Espírito. Por que receber
o Espírito outra vez? Seria um reforço da graça? R – A
finalidade desse batismo está expressa nas palavras de Jesus: “Envio sobre
vós a promessa de meu Pai; mas ficai na cidade, até que do alto sejais
revestidos de poder” (Lc 24.49; At
1.4-5). Antes de Sua ascensão, Jesus soprou sobre os discípulos e estes
receberam o Espírito, para regeneração (Jo
20.22), cumprindo a promessa de que o Espírito habitaria neles, como
habita em nós (Jo 14.17). Os
interessados poderão aprofundar-se no estudo dessa passagem, em que Jesus,
ressurreto, sopra sobre os discípulos para dar-lhes uma nova vida espiritual.
No segundo momento, Jesus diz que “não muito depois desses dias” eles seriam
batizados no Espírito Santo, em cumprimento à promessa do Pai (At 1.4,5; 2.4,16,17,18). Não
entendemos este batismo como uma nova salvação. Entendemo-lo exatamente nos
termos usados por Jesus: revestimento de poder. O termo REVESTIR é assim definido
no dicionário Aurélio: “1. Tornar a vestir; 2. Vestir; 3. Estender-se por
sobre; cobrir; tapar; 4. Atribuir a si; 5. Tornar estável, firme, resistente;
solidificar...”. Cremos que a definição mais apropriada para o batismo no
Espírito Santo seria então o de dar um a cobertura, uma sobrecapa para tornar
mais firme e resistente. Num exército, todos são soldados defensores da
pátria, mas os que seguem para a linha de frente recebem adestramento,
armadura, suporte e armas específicos. Qual a
finalidade do dom de variedade de línguas? R – Falar
em espírito com Deus sem usar o seu idioma pátrio, pelo que se edifica a si
mesmo (1Co 14.2,4,14). Todavia,
essas línguas podem ser humanas e vivas (At
2.4-6), ou uma língua desconhecida na terra (1Co 13.1). Os crentes de Corinto estavam exagerando no uso do dom
de línguas em detrimento dos outros dons. Para corrigir, Paulo deu a seguinte
orientação: a) a profecia é mais importante para a igreja porque exorta,
edifica e consola; dela todos se beneficiam (1Co 14.3). Os irmãos não devem pensar apenas na sua edificação;
b) para que os benefícios se estendam ao maior número possível, aquele que
fala em línguas, ore para receber o dom de interpretação (1Co 14.13), se é que “desejais dons
espirituais, procurai abundar neles para edificação da igreja” (1Co 14.12). Em nenhum momento, Paulo
despreza ou desestimula o uso do dom de variedade de línguas. Ao contrário,
ele agradeceu a Deus porque falava muito em línguas (v.18), e disse que “gostaria que todos falassem em línguas”, mas
que também houvesse muito mais profecia (v.5).
Para benefício da Igreja – e essa orientação vale para hoje – convém que haja
intérprete; se não houver intérprete, melhor que fiquem em silêncio, falando
consigo e com Deus (v.28). Por
fim, uma recomendação do apóstolo: “Portanto, irmãos, procurai, com zelo,
profetizar e não proibais falar línguas, mas faça-se tudo decentemente e com
ordem” (1Co 14.39-40). Ou seja:
usemos todos os dons para que o Espírito se manifeste, mas em ordem. ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS – II A única
evidência do batismo é o falar em línguas? O que a
Bíblia nos mostra como evidência do batismo no Espírito Santo é o falar em
línguas. Em Atos 10.44-46 vemos
que "os fiéis que eram da circuncisão" se Observações finais 1) O
assunto é muito vasto e não se esgota neste trabalho. O presente estudo
servirá apenas de roteiro para os interessados em ampliar seus conhecimentos,
para 2) A
Bíblia de Estudo Pentecostal foi a principal fonte para elaboração deste
estudo. Bibliografia 2) O NOVO
COMENTÁRIO DA BÍBLIA (Edições Vida Nova, 1990) 3) O
ESPÍRITO SANTO E SEUS DONS (Kenneth E. Hagin) |