O Segredo Do Sucesso Na Vida Espiritual

Pv 1.7; 8.13; 9.10.

Extraído de http://www.ibvilateixeira.com.br

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

Introdução. Por que visivelmente há irmãos e irmãs que são bem sucedidos na vida cristã e outros vivem aos trancos e barrancos? O que faz a diferença? Será que Deus abençoa mais a um do que ao outro? Ou será que a atitude de uns é diferente de outros? Hoje queremos demonstrar que a diferença jaz no grau de temor que uma pessoa demonstra para com Deus e que aí está a diferença. 

 

I. Primeiro: O que significa temer ao Senhor? Fazendo a diferença entre temor e medo

 

1. Medo, forte receio. A este Deus nos estimula a não deixar-se abater. São 365 vezes que Deus diz: Não temas.

 

2. Reverência, culto, adoração, santo tremor. “O temor ao Senhor é aquela clara compreensão da onipresença de Deus bem como da sua onipotência o que faz com que haja mesmo na solidão, nos momentos em que estamos sozinhos, uma clara e consciente atitude de apartar-se do mal e apegar-se ao bem”. Temer ao Senhor é aborrecer o mal, Pv 8.13.

 

II. Por que temer ao Senhor? Certamente são inúmeras as razões pelas quais devemos temer a Deus. Pensemos em algumas:

 

Primeiro, porque Ele é Deus. Ele mesmo declarou: “Ao Senhor teu Deus temerás”, Dt 10. 20.

 

Segundo, porque Ele exige. “Que é o que o Senhor teu Deus pede de ti, senão que temas ao Senhor teu Deus...”, Dt 10.12. “Temor a Deus é um sentimento de profundo respeito, admiração e louvor que nos leva a uma dependência total da Sua Palavra e de Sua Vontade”.

 

Terceiro, por que Ele se agrada dos que o temem, Sl 147.11. “O SENHOR agrada-se dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.”

 

Quarto, por que o temor do Senhor aumenta os dias, Pv 10.27. “O temor do SENHOR aumenta os dias, mas os anos dos ímpios serão abreviados”.

 

Quinto, porque o Temor ao Senhor é a fonte da felicidade, Sl 128.1, 2, “Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos! Pois comerás do trabalho das tuas mãos, feliz serás, e te irá bem.” “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”, Sl 23.4.

 

No Salmo 128, é dito que o temor do Senhor traz: Felicidade no trabalho; prosperidade no lar; frutos espirituais e vida longa. Eis algumas razões bíblicas para temermos ao Senhor.

 

III. Que Resultados podemos esperar se tememos ao Senhor?

 

Todas as boas práticas da vida cristã conduzem a altos lucros espirituais. Temer a Deus não é uma exceção. A vida de temor a Deus é um frutífero investimento cristão. Este investimento tem resultados certos.

 

Primeiro: Quem teme ao Senhor é contemplado com a Misericórdia Divina. “E a sua misericórdia é de geração em geração sobre os que o temem”, Lc 1.50.

 

Segundo: Quem teme ao Senhor é abençoado com Sabedoria. “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”, Pv 9.10. A Sabedoria é uma dádiva espiritual e feliz é o homem que a encontra, Pv 3.13.

 

Terceiro: Quem teme ao Senhor tem sua salvação garantida. Ml 4.2 diz: “Mas para vós, que temeis o meu nome, nascerá o Sol da Justiça e salvação trará debaixo de suas asas”. “A salvação está perto daqueles que o temem”, Sl 85.9.

 

Quarto: Quem teme ao Senhor tem garantias de sucesso na vida. “Ainda que o pecador faça mal cem vezes, e os dias se prolonguem, eu sei, com certeza, que bem sucede aos que temem a Deus, aos que temem diante dele”, Ec 8.12. 

 

Quinto: Quem teme ao Senhor tem o benefício da proteção. “No temor do Senhor há firme confiança e Ele será um refúgio para seus filhos”, Pv 14.26.

 

Sexto: Quem teme ao Senhor tem promessa de livramento. “Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, para livrar as suas almas da morte, e para conservá-los vivos na fome”, Sl 33.18.“Dá sustento aos que o temem”, Sl 111.5.

 

Sétimo: Quem teme ao Senhor receberá seu galardão na eternidade. “E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra”, Ap 11.18.

 

Conclusão: Temer a Deus é uma decisão pessoal. Temer a Deus é para os que conhecem a Deus. Não temer a Deus é a atitude mais tola que um cristão pode ter. Temer a Deus é dever de todo o homem disse Salomão. Temer a Deus é o segredo de uma vida cristã bem sucedida, estabilizada e frutífera.

 

“Bem aventurado o homem que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos, pois comerás do trabalho de suas mãos, feliz serás e te irá bem”, Sl 128.1.  Temamos todos ao Senhor. Amém.