PRIORIDADES DA VIDA

MT 6.33

http://www.esbocosermao.com/

 

José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO

 

Ao fazer um planejamento de vida, precisamos fazer uma ordem das prioridades. O que é mais importante? O que seria desnecessário? O que é urgente? O que é superficial? Ao entender estas prioridades, podemos acertar nas escolhas e ter sucesso na vida pessoal e todas as áreas da existência.

 

No Sermão do Monte (Mt 5 e 6), Jesus deixa muitas orientações para uma vida feliz, pois sabia que o ser humano passaria nos últimos tempos por ansiedade e preocupações (Mt 6.25). As palavras do Mestre parecem refletir a vida moderna no século XXI, onde as pessoas estão estressadas com sobrecarga de atividades e compromissos. Deus não criou o ser humano para viver sob pressão de obrigações que lhe são impostas pelo mundo, por isso manda olhar “as aves no céu” (v.26) e “os lírios no campo” (v.28) para refletir que Deus cuida detalhadamente das necessidades que temos (v.32).

 

O que é prioridade em sua vida?

 

Vamos refletir nas palavras de Jesus e entender o que Ele ensinou para ser prioridade em nossas vidas:

 

I. REINO

 

O que vem de Deus: “o Seu Reino”

 

A primeira coisa que Jesus ensinou que deve estar no topo de nossa lista de prioridades é o Reino de Deus. Talvez você pense que o Reino de Deus é algo muito extenso e que Jesus deveria ter esclarecido mais esta questão. Então o que seria o Reino de Deus? Em várias palavras Jesus comparou o Reino de Deus com coisas do dia a dia para ficar muito claro de maneira que todos pudessem compreender.

 

Nas palavras de Jesus, o Reino de Deus é semelhante a:

- “um homem que lança a semente na terra” (Mc 4.26);

- “como um grão de mostarda” (Mc 4.30-32);

- “como o fermento” (Lc 13.20,21);

- “um tesouro escondido no campo” (Mt 13.44);

- “um homem que busca boas pérolas” (Mt 13.45);

- “uma rede lança ao mar” (Mt 13.47);

- “um pai de família” (Mt 20.1);

- “certo rei, que celebrou as bodas do seu filho” (Mt 22.2);

- “dez virgens que, tomando lâmpadas saíram para encontrar com o esposo” (Mt 25.1).

 

Jesus também deixou claro que o Reino de Deus:

 

- exige arrependimento (Mt 3.2);

- “nem todo o que disser Senhor, Senhor entrará no Reino de Deus” (Mt 7.21);

- quem não nascer de novo não poderá entrar no Reino (Jo 3.3-5);

- os salvos recebem as “chaves do Reino de Deus” (Mt 16.19);

- pertence aos pequeninos (Mc 10.14) e aos pobres (Lc 6.20);

- não haverá pecado (Mc 9.47);

- é preciso ser humilde para entrar nele (Mt 18.4);

- deve ser recebido como uma criança (Mc 10.15);

- os que têm amor à riqueza dificilmente entrarão nele (Mc 10.23);

- quem lança a mão do arado e olha para traz não é apto para ele (Lc 9.62);

- requer renúncias para quem quiser recebê-lo (Lc 18.39,30);

- é anunciado por sinais (Lc 21.31);

- deve ser o tema da pregação da Igreja (Mt 10.7).

 

Concluindo: O Reino de Deus pode ser considerado como tudo o que vem de Deus. Por exemplo, a família, a Igreja, a Palavra de Deus, a fé, amor e comunhão com Deus. Jesus disse que devemos orar pedindo “venha o teu Reino” (Mt 6.10). Isso significa aceitar o domínio do Senhor em nossas vidas.

 

Se você fizer uma lista de prioridades, coloque em primeiro lugar essas coisas. Nunca priorize objetos e fatos comuns. A família, a Igreja e a comunhão com Deus através de sua Palavra, representam formas práticas do Reino de Deus presente em nossas vidas.

 

Você tem recebido o Reino de Deus em seus planos?

Coloque o Reino de Deus em primeiro lugar na sua vida!

 

II. JUSTIÇA

 

O que é correto: “a sua justiça”

 

Em segundo lugar Jesus ensina que devemos procurar o que é justo, ou seja, tudo o que é correto e necessário para sua vida. Podemos dar como exemplo disso o trabalho, a saúde, realização emocional, amizades e estudos. Causas sociais de apoio humanitário também é exemplo de justiça que devem ser colocados em nossa lista de prioridades (2Co 9.9).

 

Jesus prometeu que “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mt 5.6). Também alertou que podemos ser “perseguidos por causa da justiça” (Mt 5.10) e que não adianta ser justo só de aparência como a hipocrisia dos fariseus (Mt 5.20).

 

Como podemos saber o que é justo e correto? Jesus nos ensinou “não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça” (Jo 7.24). Para não ser iludido pelo mundo, conte com a ajuda do Espírito Santo pedindo discernimento para “convencer do pecado, do juízo e da justiça” (Jo 16.8).

 

Não é possível encontrar a justiça em nossas vidas sem primeiro ter o Reino de Deus como prioridade, pois somente Jesus deu exemplo “para demonstração da sua justiça, neste tempo presente, para que ele seja justo, e justificador daquele que tem fé em Jesus” (Rm 3.26). Como filhos de Deus, precisamos aprender a fazer tudo o que é justo (1Jo 3.10), mas não de maneira legalista sendo justo aos próprios olhos (Ec 7.16).

 

Se você tem um negócio, seja justo com seus empregados e fregueses (Cl 4.1). Se você é empregado, seja honesto com seu patrão (Cl 3.22). Pague seus tributos (Rm 13.7), quite suas contas (Rm 13.8), entregue seu dízimo (Ml 3.10) e “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Lc 20.25). Evite precipitações em momentos de crise “porque a ira do homem não opera a justiça de Deus” (Tg 1.20).  

 

Não há nada de errado em desejar formação profissional, cuidar da saúde, estudar, trabalhar, pagar as contas e nutrir relacionamentos saudáveis. Por isso, estas cosias também devem estar em seguida na lista pessoal de prioridades. Sendo coisas justas, certamente serão aprovadas e confirmadas por Deus. Não adianta só confiar em Deus e continuar fazendo tudo errado, também precisa fazer o que é justo e “confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado” (Sl 37.3).

 

Você tem buscado o que é justo em seus planejamentos?

 

Busque o que é correto e Deus te abençoará com certeza!

 

III. DEMAIS COISAS

 

Interesses: “todas estas coisas”

 

Em terceiro lugar e poderia dizer que por último na lista de prioridades, Jesus ensinou estarão as demais coisas. No contexto de Mateus 6, Jesus falava de vestes, comida, moradia, e diversas necessidades humanas que muitas vezes geram preocupação. O Senhor Jesus garante que quando cumprimos os dois primeiros itens da lista de prioridades ensinada por Ele que são primeiro o Reino de Deus e depois sua justiça, certamente as demais coisas virão como consequência.

 

Deus sabe de todas as nossas necessidades (Mt 6.32), antes mesmo de falarmos (Sl 139.4). Deus gosta de realizar nossos sonhos se primeiro “agrada-te do Senhor” e depois “Ele satisfará os desejos do vosso coração” (Sl 37.4). Além disso, devemos primeiro “entrega o teu caminho ao Senhor” e depois “confia nele e o mais ele fará” (Sl 37.5).

 

As demais coisas podem ser classificadas como coisas pessoais de segunda importância em relação ao que vem do Reino de Deus e ao que deve ser cumprido como justiça. Exemplo de demais coisas é a comida, as roupas, lugar para morar, coisas que deseja ter como móveis, carro e outros objetos. Embora sejam coisas necessárias para as pessoas, não podem ser a primeira coisa na lista de prioridades.

 

Se você tem vontade de comprar uma casa melhor, fazer uma reforma ou construção, adquirir um carro, se vestir bem, festejar com amigos e se alimentar bem, não há nada de errado nisso, mas não pode vir em primeiro lugar, “porque o reino de Deus não é comida, nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17).

 

Confie que Deus está cuidando de você e sua família, pois “até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados” (Mt 10.30). Não se preocupe nem fique ansioso com coisas pequenas, mas ore a Deus “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5.7).

 

Você crê que Deus cuida de tudo em sua vida, até as mínimas coisas?

 

Se Deus está em primeiro lugar em sua vida, você também é prioridade para Ele!

 

Planeje sua vida de acordo com a vontade de Deus!

 

CONCLUSÃO

 

“Vos serão acrescentadas”

 

Certa vez ouvi uma pessoa experiente dizer que ‘tempo é uma questão de prioridade’ e mais tarde cheguei à conclusão que esta palavra é verdadeira. Você tem disposição para tudo o que é de seu interesse. As coisas menos interessantes vão ficando por último e quase sempre não sobra tempo.

 

Muitas pessoas buscam em primeiro lugar as demais coisas e depois querem que o Reino de Deus lhes seja acrescentado. Mas não é assim que deve ser. Deus não é nosso empregado para nos servir primeiro e depois receber a honra. Nós é que somos ovelhas do Senhor e devemos ir atrás Dele que nos guia à frente. O que tem sido prioridade em sua vida? “porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração” (Mt 6.21).

 

Jesus sabia que as pessoas nos últimos tempos seriam pressionadas com uma enorme quantidade de coisas para fazer e por isso nos deixou a sabedoria necessária para viver bem. Coloque em primeiro lugar o que pertence ao reino de Deus, em segundo o que é justo e as demais coisas acontecerão naturalmente em sua vida.

 

Deus quer acrescentar bênçãos em sua vida, mas precisa estar em primeiro lugar acima de tudo para você!