TRÊS DIAS INESQUECÍVEIS

2PE 3.8

Welfany Nolasco Rodrigues

 

Pr. José Antônio Corrêa

 

INTRODUÇÃO

 

O tempo de Deus não é o nosso tempo. O Novo Testamento faz uma interessante diferença entre o tempo de Deus e o tempo do homem. Quando se fala do tempo do homem é usada a palavra kronos, que é o tempo humano e cronológico. Para se referir ao tempo de Deus usa-se a palavra kairós com sentido de tempo divino para os propósitos do Senhor.

 

Durante estes últimos 365 dias você se lembra de um dia em especial? Talvez uma festa, seu aniversário, o nascimento de uma criança, casamento, um batismo ou até mesmo uma situação difícil, mas que marcou sua vida e este dia será lembrado. Realmente existem dias inesquecíveis para nossas vidas.

 

Jesus é o Pai da Eternidade (Isaías 9.6), ele estava presente desde a criação do Universo e em sua Onisciência nos lembrou de três dias na história que segundo Ele são inesquecíveis.

 

Como têm sido os seus dias?

 

Vamos refletir sobre os três dias que Jesus se lembrou:

 

I. DIAS DE ELIAS

LC 4.25

Na verdade vos digo que muitas viúvas havia em Israel no tempo de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, reinando grande fome em toda a terra”.

 

Certamente os dias de Elias não foram nada fáceis. Ele viveu durante o reinado de Acabe e sua perversa esposa Jezabel que perseguiu e matou os profetas do Senhor. O próprio Elias enfrentou os profetas de Baal e fugiu da Jezabel.

 

Contudo o tempo de Elias foi marcado pelos maiores milagres em todo o Antigo Testamento, como multiplicação (1Reis 17.16), provisão, chover fogo do céu (1Reis 18.36-38 e 2Reis 1.12), parar de chover e voltar a chover (1Reis 17.1 e 18.1), abrir o rio (2Reis 2.8), curas e até ressurreição de mortos (1Reis 17.22,23). Não sabemos quantos dias Elias viveu, mas sabemos que ele não morreu, foi transladado num carro de fogo (2Reis 2.11), subiu aos céus vivo e apareceu a Jesus no monte da transfiguração (Mateus 17.3).

 

Como nos dias de Elias eram tempos difíceis, mas Deus realizou grandes milagres, Deus também tem realizado maravilhas em nossas vidas e realizará coisas grandiosas no próximo ano.

 

Os dias de Elias foram dias de milagres.

 

Em 2011 vamos viver dias de milagres!

                        

II. DIAS DE NOÉ

LC 17.26

Assim como foi nos dias de Noé, será também nos dias do Filho do Homem”.

 

Os dias de Noé também não foram fáceis. O mundo estava pervertido em pecado e Deus se arrependeu de ter criado o homem (Gênesis 6.6), mas com o nascimento de Noé houve uma esperança (Gênesis 5.29) de que seria um consolador para a terra amaldiçoada.

 

Deus usou Noé para restaurar a raça humana e a criação. Com certeza os dias de Noé foram de muito trabalho, por que dedicou 120 anos construindo a arca.

 

Noé viveu 950 anos (Gênesis 9.29), ou seja, 346.750 dias, mas com certeza o dia mais lindo que viu foi quando as águas do dilúvio abaixaram e ele contemplou um belo arco-íris como símbolo da nova aliança de Deus com a humanidade e a criação (Gênesis 9.13-16). A partir deste momento começaram novos dias para Noé.

 

Os dias de Noé foram dias de Aliança com Deus!

 

Em 2011 vamos viver dias de Aliança com Deus!

 

III. DIAS DE LÓ

LC 17.28

O mesmo aconteceu nos dias de Ló: comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam”.

 

A Bíblia diz que Ló era primo de Abraão. Era um homem próspero e temente a Deus. Quando Ló se separou de Abraão, resolveu ir para o lado de Sodoma e Gomorra, por seus campos serem férteis e o rebanho de Ló havia crescido muito (Gênesis 13.5).

 

Contudo aquele lugar que se parecia “o jardim do Senhor” (Gênesis 13.10) se tornou num lugar de muito pecado (Gênesis 18.20,21). Através da intercessão de Abraão, Ló foi salvo de Sodoma e Gomorra (Gênesis 18.23-33). Ló viveu dias muito importantes quando recebeu a visita de anjos (Genesis 19.1), mas o dia mais importante para Ló foi quando foi salvo de Sodoma e Gomorra com suas filhas (Genesis 19.29).

 

Os dias de Ló foram dias de Prosperidade e Livramento.

 

Em 2011 vamos viver dias de Prosperidade e Livramento.

 

Deus tem Dias melhores para você!

 

CONCLUSÃO

 

O motivo por que Jesus se lembrou dos dias de Elias, Noé e Ló é para comparar com o dia mais importante que haverá em toda a história: o dia de sua volta triunfal.

 

Do mesmo modo como nos dias de Elias, Noé e Ló, muitos não estavam esperando que houvesse um final e houve. Aprendemos com estes três personagens que Deus nos salvará como salvou a eles.

 

Antes da volta de Jesus haverá dias de apostasia, mas Deus operará milagres grandiosos e nos arrebatará. O Senhor tem uma Aliança com sua Igreja e a salvará com grande livramento.

 

Por isso todos os dias de nossa vida são importantes e devemos viver a cada momento como se Jesus fosse voltar já. Assim todos os nossos dias serão inesquecíveis.